Tema: História em Quadrinhos
Autoras: Noeci Cecília
Granemann Damas
Sueli
dos Santos Schupel
Turma: 4º ano
Número de alunos: 18
Disciplina: Língua Portuguesa e Artes
Objetivo Geral: conhecer
através da pesquisa as características das Hqs, percebendo as diferentes formas
de leitura. Produzir uma história em quadrinhos que permita aos alunos criarem e vivenciarem, com textos e desenhos, este momento singular da história.
Cronologia: 4 aulas de ( 45
min. cada).
2 aulas de (45 min. cada).
2 aulas de (45 min. cada).
Metodologia:
- Primeiro
momento: 2 aulas;
Será exposto aos alunos questões e tópicos referentes ao
assunto Histórias em Quadrinho; onde utilizarão o laboratório de informática
para a realização do trabalho proposto:
Após a pesquisa sobre o tema cada grupo terá uma abordagem diferente. O professor(a) os orientará no apoio a ideia de que quadrinhos são sequenciais e, portanto contam uma história que tem começo, meio e fim (trabalhando convivencias de seu cotidiano), nos programas máquina de quadrinhos e toondoo.
Após a pesquisa sobre o tema cada grupo terá uma abordagem diferente. O professor(a) os orientará no apoio a ideia de que quadrinhos são sequenciais e, portanto contam uma história que tem começo, meio e fim (trabalhando convivencias de seu cotidiano), nos programas máquina de quadrinhos e toondoo.
Questões entregues:
Caracteristicas das Hqs?
Quais seus elementos?
Que estratégias são utilizadas?
Fale sobre a leitura com as Hqs.
Como se faz uma História em quadrinhos?
Será disponibilizado os links para pesquisa:
- Segundo
momento: 2 aulas;
Após a seleção dos dados pesquisados será debatido e
confrontado as informações obtidas entre os alunos em sala.
Ao final será realizado pelos alunos uma história em
quadrinhos, usando os recursos tecnológicos do site sugerido anteriormente: máquina de quadrinhos e toondoo. E, consequentemente organizarão uma exposição dos trabalhos - os quadrinhos produzidos e as pesquisas visuais que podem ser afixadas em papel cartolina, como painéis que serão apresentados e expostos para toda a escola.
Avaliação: será através da participação e o desenvolvimento do trabalho.
Avaliação: será através da participação e o desenvolvimento do trabalho.